Passo a passo para comprar seu imóvel com segurança, tranquilidade e confiabilidade.

O que se deve levar em consideração na hora de comprar o seu imóvel:
Primeiramente considerar escolher um profissional da área, um corretor de imóveis, credenciado junto ao Creci da região, apto, capacitado, formado. Solicite a ele sua documentação e experiência profissional.
Informe-se a respeito dos imóveis disponíveis, quais as regiões, localizações, faixa de preços e negociações disponíveis.
Com a ajuda do seu corretor, trace um perfil destes imóveis com o seu perfil de imóvel pretendido.

Correlacione os imóveis que mais se aproximam de sua expectativa, como espaço e tamanho do imóvel, vagas, logística para escola, trabalho e lazer ou atividades físicas e recreativas; também a estrutura da região com disponibilidade de hospitais, transporte como metrôs, pontos de ônibus, farmácias, padarias e restaurantes, faculdades, entre outros necessários à sua rotina.
Escolha entre 4 a 5 imóveis que mais atendem à sua necessidade e estão dentro do seu perfil.
Marque a visita para conhecer estes imóveis, de preferência durante o dia, em horário comercial, com o tempo ensolarado, para que veja todos os detalhes do imóvel, condomínio, lazer.
Antes de fechar qualquer acordo faça uma visita ao local do imóvel à noite, para conhecer o funcionamento do local, a segurança, o barulho, e qualquer movimentação que acontece naquela região.
Sempre que possível, pergunte sempre quem são os vizinhos que já moram na região ou naquele condomínio.
Também pergunte a outros moradores, zeladores, porteiros daquele local como é morar alí ou naquela região, pois, além de ter a oportunidade de conhecer o público que já moram e conhecem o dia a dia, favorece ainda mais a sua decisão de compra,
Leve em consideração o perfil dos outros moradores que poderão ser ou não seus futuros vizinhos. Considere não comprar e morar em um imóvel onde você já sabe que tem aquele vizinho festeiro, que gosta de som alto até altas horas, pois, se você já sabe previamente que ele mora alí ao lado do imóvel que está cogitando comprar, onde o silêncio é indispensável e o som alto te incomoda, evita-se passar por situações que poderiam ser evitados
Depois de selecionar os imóveis que mais se enquadram, solicite a documentação do imóvel ao corretor de imóveis.
Peça os devidos esclarecimentos quanto aos documentos apresentados, como certidões de débitos municipais, estaduais e federais, como dívidas ativas na União.
Estando tudo em conformidade com a sua escolha, com a segurança e confiabilidade da transação, com o imóvel sendo compatível em layout com o que atende a você e sua família, assim como características do imóvel, o condomínio e lazer adequados, a documentação em ordem e as negociações dentro de sua capacidade de pagamento, está na hora de preencher a ficha cadastral de compra e venda, entregando-a juntamente com todos os documentos pessoais e de renda solicitados ao seu corretor.
Nesta fase, deve-se assinar o contrato de compra e venda e realizar os pagamentos acordados na negociação, que podem ser valores de entrada, comissões, se os tiver.
Após o contrato de compra e venda revisado e assinado, os pagamentos de entrada e comissões realizados, se os tiver no acordo, deve-se assinar a escritura pública ou particular de compra e venda e concluir a tão sonhada compra do imóvel dos seus sonhos.
Após o Cartório de Registro de Imóveis registrar a sua escritura e entregá-la junto com e matrícula atualizada em mãos, o seu corretor entregará a posse das chaves do seu imóvel em suas mãos, onde você se tornará dono definitivo nas vendas à vista ou em caso de financiamento a escritura alienada fiduciariamente a alguma instituição de crédito, sejam bancos ou construtora.
Após tudo realizado, mantenha o contato com o seu corretor de imóveis, pois este poderá ser muito útil em caso de dúvidas que possam surgir no pós-venda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *