“Muitas opções e pouca definição”. Cuidado!
Mas o que fazer quando tem muitos imóveis disponíveis à venda e não saber qual escolher?
Aqui vamos te orientar por onde começar e por qual caminho buscar coletar as informações necessárias para sua tomada de decisão diante das muitas opções de imóveis disponíveis.
Mas, quais seriam esses dois caminhos para definir um imóvel para outro? Vamos explicar:
A primeira seria a via da experiência que ocorre no pós-venda, já no dia a dia da rotina vivida após a realização da compra do imóvel.
Neste momento, já não há mais o tempo de tirar dúvidas prévias; resta apenas a insatisfação de ter que reclamar uma ocorrência de um defeito, faltas, excessos não vistos na apresentação ou que não foi entendido quando abordado pelo corretor de imóveis e ou até mesmo não explicado anteriormente; Esta é a via mais usada pela maioria, compram um imóvel considerando promoções, preços mais baixos, a apresentação superficial dos empreendimentos.
A segunda via seria a do momento da visita; nesta fase de conhecimento do empreendimento, onde o corretor de imóveis apresenta o projeto como um todo, desde a maquete até a abertura da negociação, é o momento oportuno para conhecer o memorial descritivo, a construtora e entregas reais e o projeto como um todo. Tudo isso afastará o erro da escolha por empreendimentos aparentemente bem decorados e bonitos, e aumentará as oportunidades de se decidir por imóveis e empreendimentos com ambientes também funcionais e que atendam às necessidades reais de moradia ou investimento.
Na apresentação de um empreendimento ou um imóvel, à primeira vista, a decoração, o plantão de vendas, a maquete e todo o envolvimento dos lançamentos de vendas, esses fatores podem se tornar decisivos para alguns proponentes à compra quando estes consideram os fatores visuais como determinantes para se comprar um imóvel. O belo, o bem arranjado e bem decorado, atrai e motiva ao fechamento da compra e venda de forma mais emocional que racional.
Não há nada de errado em visitar os imóveis decorados, os stands de venda, ver os materiais gráficos, conhecer as maquetes físicas e digitais do empreendimento no o plantão de vendas. Para os casos dos imóveis na planta, essas formas são as mais confiáveis e usuais. Além de que em cada lançamento você ganha um brinde ou lembrança que conecte ao empreendimento. Porém, basear a compra de seu imóvel apenas nestes critérios visuais podem se tornar uma dor de cabeça na experiência de compra de seu imóvel, pois, há casos em que os aspectos decorativos encobrem a verdadeira estrutura por detrás da beleza, o que torna crucial conhecer as características reais que compõem o memorial do empreendimento, para se fazer a melhor escolha.
Portanto, antes de decidir a escolha de seu imóvel por causa de promoções, descontos e preços mais baixos, é indispensável descobrir quais estruturas esses imóveis possuem, para saber se atende ou não ao perfil do imóvel desejado. Para descobrir como melhor escolher o imóvel quando se tem opções diversas, levemos em consideração duas coisas, sendo uma a mais utilizada pela maioria das pessoas proponentes à compra que é a compra motivada pela emoção; e, a outra, menos utilizada, porém ensinada aqui neste post, que é a mais assertiva e te previne de problemas futuros.